PREVISÃO CLIMÁTICA
_

Fevereiro/2024

"PREVEMOS PARA FEVEREIRO COM INÍCIO E FIM SOALHEIRO..."

Prevemos para Fevereiro com início e fim soalheiro e, a meados tempestuoso e algo invernal, ou seja mais verdadeiro.

Na 1ª semana prevemos um período de maior estabilidade, devido ao bloqueio do Anticiclone Açores centrado sobre a Ibéria. Na 2ª poderá ser instável com chuvas por vezes abundantes e poderá até nevar nas terras Altas do Norte e Centro. Para a 3ª semana poderá ser um pouco húmida, com a passagem de baixas pressões sobre o continente, embora com dias intercalares estáveis.

Por último para a 4ª semana, prevemos a possibilidade de influência anticiclónica, com eventual frio de Norte/Este, mas com condições favoráveis à formação de nevoeiros e geadas nas regiões interior.

Março/2024

“EM MARÇO TANTO DURMO COMO O QUE FAÇO…

Prevemos para Março um mês mais Húmido e Fresco dos últimos anos, em especial na 1ª quinzena.

Para a 1ª semana poderá ser húmida e fresca, com a passagem sucessiva de baixas pressões sobre o continente, embora com dias de transição. Na 2ª continuação da instabilidade, com chuvas e poderá mesmo até nevar, nas terras Altas Norte do Norte e Centro, mas aliviando para o fim da semana.

Na 3ª semana prevemos um período de gradual estabilidade, devido ao bloqueio em Ómega do Anticiclone Açores sobre o Atlântico. Para a 4ª semana, prevemos a continuação do anticiclone, mas com eventual Nortada associada e condições favoráveis à formação de nevoeiros.

Abril/2024

“EM ABRIL QUEIMA A VELHA O CARRO E O CARRIL...”

Prevemos para Abril um padrão misto a com início e fim mais instável e a meio padrão mais primaveril.

Para a 1a semana poderá ser húmida e fresca, com a passagem de baixas pressões sobre o continente, embora e mais a norte e com dias de transição.

Na 2a padrão inicial húmido a norte, mas a melhorar e a ficar mais soalheiro até ao fim. Na 3a semana prevemos a continuação da estabilidade, devido ao bloqueio em Ómega do Anticiclone Açores sobre o Atlântico e fluxo com nortada. Para a 4a semana, prevemos a continuação do anticiclone, mas com uma atmosfera algo instável e volátil. Existirão condições favoráveis para a formação de nevoeiros matinais.

Mário Marques

- Senior Weather Forecaster e Especialista em Clima, Gestão Riscos Naturais e Ordenamento Território -