TODAS AS PREVISÕES CLIMÁTICAS
2025
_

Janeiro/2025

“PRIMEIRO DIA DE JANEIRO, PRIMEIRO DIA DE VERÃO…”

Prevemos para Janeiro, com um padrão atmosférico variável em que a 1ª poderá tempestuoso na 1a semana, mas com uma probabilidade de mudança para o fim da mesma.

Na 2ª semana apesar de um inicio instável prevemos um período Frio com estabilidade, devido ao bloqueio do Anticiclone Açores centrado a Noroeste, e fluxo de ENE a injetar ar Continental. Contudo para a 3a semana poderá ser uma mistura de ambas as situações e, poderá mesmo nevar nas terras Altas/Médias do Norte e Centro, mantendo-se o padrão, até quase ao fim da 3ª semana.

Depois, na 4ª semana a possibilidade de influência anticiclónica e respetivo tempo soalheiro, mas com a probabilidade de vento do quadrante Leste associado e acentuado arrefecimento noturno até final do mês.

Fevereiro/2025

"EM FEVEREIRO SOBE AO OUTEIRO, SE VIRES O TRIGO A LUZIR PÕE-TE A RIR, SE O VIRES VERDEJAR PÕE-TE A CHORAR..."

Prevemos um Fevereiro abaixo da média em termos de precipitação e acima da média na temperatura (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1a quinzena mais soalheira e amena, mas já a 2ª poderá ser mais fresca e instável, em especial para o fim.

Na 1ª semana a possibilidade de influência anticiclónica e respetivo tempo soalheiro e acentuado arrefecimento noturno

Na 2ª uma mistura de sol e um ou outro dia mais cinzento, húmido ou de chuva.

Na 3ª semana prevemos um período com instabilidade, com fluxos vindos do Atlântico, em especial no início. Contudo para a 4a semana poderá ser uma mistura de ambas as situações e, poderá mesmo nevar nas terras Altas/Médias do Norte e Centro, mantendo-se o padrão, até quase ao fim do mês.

Março/2025

"MARÇO CHUVOSO, S. JOÃO FARINHOSO..."

Prevemos um Março acima da média em termos de precipitação e perto da média na temperatura (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1ª quinzena poderá ser mais fresca e instável, mas já a 2ª provavelmente mais soalheira e
amena, em especial para o fim.

Na 1ª semana mais do mesmo, com início pardo, ora soalheiro, ora cinzento, mas a terminar instável e húmido.

Na 2ª semana prevemos um período Invernoso com instabilidade, com fluxos ativos do Atlântico e frio acompanhar e, poderá mesmo nevar nas terras Altas/Médias do Norte eCentro.

Na 3ª semana padrão mais estável com dias soalheiros e amenos, mas também com nevoeiros e dias calmos.

Já para a 4ª semana prevemos um padrão misto, ora dias mais soalheiros, ora outros mais cinzentos e húmidos e por vezes frios com neve nas serras.

Abril/2025

"EM ABRIL QUEIMA A VELHA O CARRO E O CARRIL..."

Prevemos um Abril à Antiga, com Precipitação Acima da Média, em especial a sul e Temperatura Perto da Média (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1a quinzena poderá ser mais fresca e instável, mas já a 2a provavelmente mais amena e soalheira, em especial no fim.

Na 1a semana mais do mesmo, com início pardo, ora soalheiro, ora cinzento, mas a terminar instável e húmida.

Na 2a semana prevemos um início quente e soalheiro, mas depois um período Invernoso com instabilidade, com fluxos ativos do Atlântico e frio acompanhar e, poderá mesmo nevar nas terras Altas/Médias do Norte e Centro para a 3a semana, mas a mudar e a poder ficar soalheiro para a Páscoa.

Já para a 4a semana prevemos um padrão misto, ora dias mais soalheiros, ora outros mais cinzentos e turbulentos.

Maio/2025

“MAIO SEM TROVÕES É COMO BURRO SEM ORELHÕES..."

Prevemos um Maio Fresco e Húmido e depois Ameno, Soalheiro e Elétrico, com Precipitação ligeiramente Abaixo ou Perto da média da Média, e Temperatura Acima da Média (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1a quinzena poderá ser mais fresca e instável, mas já a 2a provavelmente mais amena e soalheira, com trovão à vista, em especial no fim.

Na 1a semana mais fresca. instável e húmida, mas a terminar soalheira.

Na 2a semana prevemos um início soalheiro, mas de vido a uma depressão o tempo fresco e instável mais a Norte.

A 3a semana poderá ser soalheira, mas com condições favoráveis para a formação de trovoadas, no interior.

Já para a 4a semana prevemos um padrão anticiclónico, soalheiro e quente.

Junho/2025

“CHUVA EM JUNHO MORDEDURA E VÍBORA..."

Prevemos um Junho Antagónico e Variável, ou seja, cada semana com o seu padrão) e, muitos altos e baixos na temperatura, por vezes de forma súbita, uma semana com calor tórrido e logo seguir Ameno e c/ humidade associada, Precipitação Perto da média da Média, e Temperatura na Média ou ligeiramente abaixo (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1ª quinzena poderá ser mais fresca e instável, mas já a 2ª provavelmente mais quente e soalheira, com trovão à vista, em especial no fim.

Na 1ª semana poderá ser fresca e húmida, mas a terminar soalheira.

Na 2ª semana um início soalheiro, mas depois tempo fresco húmido a Norte.

A 3ª semana poderá Quente e com Sol Intenso, i.e. com calor fora normal.

Já para a 4ª semana um padrão anticiclónico, ameno e c/ nortada litoral.

Julho/2025

“JUNHO QUENTE JULHO ARDENTE..."

Prevemos um Julho Mais Quente dos últimos 8 anos e algo Tropical ou seja, uma primeira quinzena com temperaturas mais perto do normal para a época do ano e uma 2ª metade mais quente, em especial na 4ª semana com possibilidade de calor abrasador no fim. A Precipitação poderá ficar Perto da Média e Temperatura Acima Média, em especial no sul do continente (MÉDIA 1991-2020). Contudo, poderá ser favorável para a formação de depressões origem térmica, com condições favoráveis para a formação trovoadas no interior ao fim da tarde.

Na 1ª semana poderá inicialmente quente, mas depois arrefecer ligeiramente, mas com temperaturas de Verão normal, com estabilidade a transitar para a 2ª semana que poderá ser muito semelhante à 1ª, embora com a Nortada fresca a fazer-se sentir no Litoral Oeste.

A 3ª semana poderá ser de Calor, mas provavelmente na 4ª calor abrasador.

Agosto/2025

“CORRA O ANO COMO CORRER, O MÊS DE AGOSTO HÁ-DE AQUECER…"

Prevemos um Agosto Mais Quente dos últimos 18 anos e algo Tropical ou seja, uma 1ª quinzena metade mais quente, em especial na 1ª semana com possibilidade de calor abrasador, mas a refrescar para a 2ª semana.

Para a 2ª quinzena, embora possa permanecer tempo quente as temperaturas estarão mais perto do normal para a época do ano. A Precipitação poderá ficar Abaixo da Média e Temperatura Acima Média, em especial a Norte do continente (MÉDIA 1991-2020). Contudo, poderá ser favorável para a formação de depressões origem térmica, com condições favoráveis para a formação trovoadas no interior ao fim da tarde.

Na 1ª semana poderá ser muito quente, mas depois arrefecer ligeiramente com temperaturas de Verão normal. Já para a 2ª e 3ª semana um refrescar de O/NO e Nortada no Litoral Oeste até à 4ª semana, altura onde poderá vir alguma chuva fraca, e ou trovoada no interior.

Setembro/2025

“EM SETEMBRO ARDEM OS MONTES OU SECAM AS FONTES..."

Prevemos um Setembro de um modo em geral Seco e Algo Quente.

Desta forma, na 1ª quinzena, prevemos temperaturas perto da média, apesar de alguns dias de frescura e aguaceiros a norte, devido ao fluxo de Noroeste que tenderá aliviar para o fim da mesma.

Já na 2ª quinzena, poderá ser mais quente, em especial na 3ª semana com possibilidade tempo calmo e provável anticiclone predominar a maior parte deste período, estendendo-se até à Europa, apesar de que para 4ª semana algo Tropical possa vir doAtlântico…

A Precipitação pelo 4º mês consecutivo poderá ficar Abaixo da Média (em especial no nº dias com precipitação) e Temperatura Acima Média, em especial a Suldo continente(MÉDIA1991-2020).

Outubro/2025

“SE AS ANDORINHAS PARTEM EM OUTUBRO SECA TUDO..."

Prevemos um Outubro de um modo em geral Seco e Algo Quente.

Desta forma, na 1ª quinzena, prevemos temperaturas acima da média, e possibilidade tempo calmo e provável Alta Pressão a dominar neste período.

Já na 2ª quinzena, poderá ser mais Outono, em especial na transição da 2ª para a 3ª semana com depressão em altitude a poder provocar instabilidade, com aguaceiros e trovoadas, mas que tenderá aliviar para a 4ª semana, com sol, mas com algum frio noturno à mistura.

A Precipitação pelo 4º mês consecutivo poderá ficar Abaixo da Média e Temperatura Acima Média (MÉDIA 1991-2020), (em especial na 1ª metade) do mês.

Novembro/2025

“O ANO VAI MAL SE NÃO HOUVEREM TRÊS CHEIAS ATÉ AO NATAL..."

Prevemos um Novembro de um modo em geral algo Húmido e mais Fresco quando comparado com os últimos anos. Desta forma, na 1a quinzena, prevemos temperaturasAcimadamédia, etempo instável na 1a semana com passagem sucessiva de depressões atlânticas, com probabilidade de chuva por vezes forte e trovoadas. Depois, na 2a semana, inicio soalheiro, mas depois com eventual depressãoaproduzir muitainstabilidade e com algum frio associado, com chuva por vezes forte, saraiva e trovoadas Na 2a quinzena, poderá ser mais calma, em especial na transição da 2a para a 3a semana poderá vir tempo estável, mas a mudar no fim, mas que tenderá a mudar para a 4a semana. Altura em que prevemos fluxo com frio e, a 1a situação com possibilidade de formação geadas e neve para as terras altas do Norte e Centro.

A Precipitação neste mês poderá ficar
Perto da Média e Temperatura Acima Média (MÉDIA 1991-2020), (em especial na 1ª metade) do mês.

Mário Marques

- Senior Weather Forecaster e Especialista em Clima, Gestão Riscos Naturais e Ordenamento Território -