PREVISÃO CLIMÁTICA
_

Julho/2025

“JUNHO QUENTE JULHO ARDENTE..."

Prevemos um Julho Mais Quente dos últimos 8 anos e algo Tropical ou seja, uma primeira quinzena com temperaturas mais perto do normal para a época do ano e uma 2ª metade mais quente, em especial na 4ª semana com possibilidade de calor abrasador no fim. A Precipitação poderá ficar Perto da Média e Temperatura Acima Média, em especial no sul do continente (MÉDIA 1991-2020). Contudo, poderá ser favorável para a formação de depressões origem térmica, com condições favoráveis para a formação trovoadas no interior ao fim da tarde.

Na 1ª semana poderá inicialmente quente, mas depois arrefecer ligeiramente, mas com temperaturas de Verão normal, com estabilidade a transitar para a 2ª semana que poderá ser muito semelhante à 1ª, embora com a Nortada fresca a fazer-se sentir no Litoral Oeste.

A 3ª semana poderá ser de Calor, mas provavelmente na 4ª calor abrasador.

Junho/2025

“CHUVA EM JUNHO MORDEDURA E VÍBORA..."

Prevemos um Junho Antagónico e Variável, ou seja, cada semana com o seu padrão) e, muitos altos e baixos na temperatura, por vezes de forma súbita, uma semana com calor tórrido e logo seguir Ameno e c/ humidade associada, Precipitação Perto da média da Média, e Temperatura na Média ou ligeiramente abaixo (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1ª quinzena poderá ser mais fresca e instável, mas já a 2ª provavelmente mais quente e soalheira, com trovão à vista, em especial no fim.

Na 1ª semana poderá ser fresca e húmida, mas a terminar soalheira.

Na 2ª semana um início soalheiro, mas depois tempo fresco húmido a Norte.

A 3ª semana poderá Quente e com Sol Intenso, i.e. com calor fora normal.

Já para a 4ª semana um padrão anticiclónico, ameno e c/ nortada litoral.

Maio/2025

“MAIO SEM TROVÕES É COMO BURRO SEM ORELHÕES..."

Prevemos um Maio Fresco e Húmido e depois Ameno, Soalheiro e Elétrico, com Precipitação ligeiramente Abaixo ou Perto da média da Média, e Temperatura Acima da Média (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1a quinzena poderá ser mais fresca e instável, mas já a 2a provavelmente mais amena e soalheira, com trovão à vista, em especial no fim.

Na 1a semana mais fresca. instável e húmida, mas a terminar soalheira.

Na 2a semana prevemos um início soalheiro, mas de vido a uma depressão o tempo fresco e instável mais a Norte.

A 3a semana poderá ser soalheira, mas com condições favoráveis para a formação de trovoadas, no interior.

Já para a 4a semana prevemos um padrão anticiclónico, soalheiro e quente.

Mário Marques

- Senior Weather Forecaster e Especialista em Clima, Gestão Riscos Naturais e Ordenamento Território -