PREVISÃO CLIMÁTICA
_
Março/2025
"MARÇO CHUVOSO, S. JOÃO FARINHOSO..."
Prevemos um Março acima da média em termos de precipitação e perto da média na temperatura (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1ª quinzena poderá ser mais fresca e instável, mas já a 2ª provavelmente mais soalheira e
amena, em especial para o fim.
Na 1ª semana mais do mesmo, com início pardo, ora soalheiro, ora cinzento, mas a terminar instável e húmido.
Na 2ª semana prevemos um período Invernoso com instabilidade, com fluxos ativos do Atlântico e frio acompanhar e, poderá mesmo nevar nas terras Altas/Médias do Norte eCentro.
Na 3ª semana padrão mais estável com dias soalheiros e amenos, mas também com nevoeiros e dias calmos.
Já para a 4ª semana prevemos um padrão misto, ora dias mais soalheiros, ora outros mais cinzentos e húmidos e por vezes frios com neve nas serras.
Fevereiro/2025
"EM FEVEREIRO SOBE AO OUTEIRO, SE VIRES O TRIGO A LUZIR PÕE-TE A RIR, SE O VIRES VERDEJAR PÕE-TE A CHORAR..."
Prevemos um Fevereiro abaixo da média em termos de precipitação e acima da média na temperatura (MÉDIA 1991-2020), embora com um padrão atmosférico dividido, i.e., a 1a quinzena mais soalheira e amena, mas já a 2ª poderá ser mais fresca e instável, em especial para o fim.
Na 1ª semana a possibilidade de influência anticiclónica e respetivo tempo soalheiro e acentuado arrefecimento noturno
Na 2ª uma mistura de sol e um ou outro dia mais cinzento, húmido ou de chuva.
Na 3ª semana prevemos um período com instabilidade, com fluxos vindos do Atlântico, em especial no início. Contudo para a 4a semana poderá ser uma mistura de ambas as situações e, poderá mesmo nevar nas terras Altas/Médias do Norte e Centro, mantendo-se o padrão, até quase ao fim do mês.
Janeiro/2025
“PRIMEIRO DIA DE JANEIRO, PRIMEIRO DIA DE VERÃO…”
Prevemos para Janeiro, com um padrão atmosférico variável em que a 1ª poderá tempestuoso na 1a semana, mas com uma probabilidade de mudança para o fim da mesma.
Na 2ª semana apesar de um inicio instável prevemos um período Frio com estabilidade, devido ao bloqueio do Anticiclone Açores centrado a Noroeste, e fluxo de ENE a injetar ar Continental. Contudo para a 3a semana poderá ser uma mistura de ambas as situações e, poderá mesmo nevar nas terras Altas/Médias do Norte e Centro, mantendo-se o padrão, até quase ao fim da 3ª semana.
Depois, na 4ª semana a possibilidade de influência anticiclónica e respetivo tempo soalheiro, mas com a probabilidade de vento do quadrante Leste associado e acentuado arrefecimento noturno até final do mês.
Mário Marques
- Senior Weather Forecaster e Especialista em Clima, Gestão Riscos Naturais e Ordenamento Território -