PREVISÃO CLIMÁTICA
_

Setembro/2025

“EM SETEMBRO ARDEM OS MONTES OU SECAM AS FONTES..."

Prevemos um Setembro de um modo em geral Seco e Algo Quente.

Desta forma, na 1ª quinzena, prevemos temperaturas perto da média, apesar de alguns dias de frescura e aguaceiros a norte, devido ao fluxo de Noroeste que tenderá aliviar para o fim da mesma.

Já na 2ª quinzena, poderá ser mais quente, em especial na 3ª semana com possibilidade tempo calmo e provável anticiclone predominar a maior parte deste período, estendendo-se até à Europa, apesar de que para 4ª semana algo Tropical possa vir doAtlântico…

A Precipitação pelo 4º mês consecutivo poderá ficar Abaixo da Média (em especial no nº dias com precipitação) e Temperatura Acima Média, em especial a Suldo continente(MÉDIA1991-2020).

Agosto/2025

“CORRA O ANO COMO CORRER, O MÊS DE AGOSTO HÁ-DE AQUECER…"

Prevemos um Agosto Mais Quente dos últimos 18 anos e algo Tropical ou seja, uma 1ª quinzena metade mais quente, em especial na 1ª semana com possibilidade de calor abrasador, mas a refrescar para a 2ª semana.

Para a 2ª quinzena, embora possa permanecer tempo quente as temperaturas estarão mais perto do normal para a época do ano. A Precipitação poderá ficar Abaixo da Média e Temperatura Acima Média, em especial a Norte do continente (MÉDIA 1991-2020). Contudo, poderá ser favorável para a formação de depressões origem térmica, com condições favoráveis para a formação trovoadas no interior ao fim da tarde.

Na 1ª semana poderá ser muito quente, mas depois arrefecer ligeiramente com temperaturas de Verão normal. Já para a 2ª e 3ª semana um refrescar de O/NO e Nortada no Litoral Oeste até à 4ª semana, altura onde poderá vir alguma chuva fraca, e ou trovoada no interior.

Julho/2025

“JUNHO QUENTE JULHO ARDENTE..."

Prevemos um Julho Mais Quente dos últimos 8 anos e algo Tropical ou seja, uma primeira quinzena com temperaturas mais perto do normal para a época do ano e uma 2ª metade mais quente, em especial na 4ª semana com possibilidade de calor abrasador no fim. A Precipitação poderá ficar Perto da Média e Temperatura Acima Média, em especial no sul do continente (MÉDIA 1991-2020). Contudo, poderá ser favorável para a formação de depressões origem térmica, com condições favoráveis para a formação trovoadas no interior ao fim da tarde.

Na 1ª semana poderá inicialmente quente, mas depois arrefecer ligeiramente, mas com temperaturas de Verão normal, com estabilidade a transitar para a 2ª semana que poderá ser muito semelhante à 1ª, embora com a Nortada fresca a fazer-se sentir no Litoral Oeste.

A 3ª semana poderá ser de Calor, mas provavelmente na 4ª calor abrasador.

Mário Marques

- Senior Weather Forecaster e Especialista em Clima, Gestão Riscos Naturais e Ordenamento Território -